Morar no Exterior
Morar fora é...
Pagar um preço altíssimo!
É sentir uma saudade imensurável. Às vezes é chorar de saudade, da família, dos amigos, de casa, da padaria da sua esquina, da comida, do churras, da baladinha ou daquele rolê totalmente aleatório.
É trabalhar o triplo para conseguir uma vida melhor e tentar conciliar um tempo para uma vídeo chamada com seus pais, pois são 4 horas de diferença, muitas das vezes acordamos de madrugada recebendo uma ligação de alguém do Brasil.
É deixar de lado o orgulho, o status e o certificado. É entender que você vai começar devagar, que vai trabalhar em empregos que talvez nunca cogitou e que tá tudo bem!
É se sentir perdida(o), é achar que está fazendo tudo errado, mas é apenas a autocobrança. É um idioma novo, uma cultura nova, pessoas diferentes, então tudo bem errar e pagar micos. (Não somos perfeitos)
Morar fora é entender que a “super proteção” é esquecida, você não será vista(o) como a filhinha(o) da mamãe ou do papai, você será vista(o) como alguém independente, que consegue se virar, mas às vezes a gente só quer um colo. E não temos.
Morar fora é carregar o peso das suas escolhas, é sentir culpa! Culpa de não ter por perto as pessoas que você mais ama e ter a certeza que elas podem partir a qualquer momento.
Morar fora é não estar presente em momentos importantes, como aniversários, casamentos, nascimentos. É sentir saudade de seres humaninhos que você se quer conheceu, mas que você se importa muito.
Morar fora é, um dia querer conhecer o mundo inteiro e no outro querer voltar para casa correndo.
É sentir falta do antigo cotidiano, do olhar, do abraço, de dormir com seus pais.
Morar fora é ver o quanto você é forte e consegue lidar com situações que jamais imaginou sozinha(o). É conhecer gente do mundo inteiro, várias culturas, mas sentir falta de casa e do seu país.
Morar fora é sempre ter aquele frio na barriga esperando pelas novas aventuras. É se sentir totalmente independe em um dia e no outro se sentir totalmente solitário.
É entender que morar fora é abdicar!! É enxergar que abdicar é amor, pois muitas vezes precisamos abrir mão de nossas vontades em favor de um futuro melhor para nós e para quem amamos. 🤍